quinta-feira, 12 de setembro de 2013

O último discurso de Salvador Allende em 11/9 pouco antes de morrer...A emoção em forma de luta!

Quando escutei pela primeira vez este discurso ainda não tinha internet, you tube e todas as facilidades de hoje. Estava na PUC, há quase 20 anos e ganhei uma fita cassete com o discurso gravado. Me lembro até hoje que comecei a ouvir de forma despretensiosa, como se fosse ouvir mais um discurso político...Ledo engano, ao ouvir os ruídos da gravação e palavras ditas fui me emocionando e, como não podia deixar de ser, chorei muito, compulsivamente. Eu sou estranha mesmo, coisas humanas me emocionam!

 Nem sei mais se pelo contexto da morte, do golpe, da violência, da ousadia daquele homem, se pela luta de um ideal, se pelas consequências daquilo para o povo ou para o mundo.  Só sei que daí em diante minha luta por uma sociedade mais justa e igualitária é a única coisa que faz sentido. Um dos discursos mais bonitos da história. 

Meu esquecimento é imperdoável, havia prometido para os alunos e só hoje me lembrei... Desculpem. 

Uma pena que só se reconheça o valor das pessoas e suas lutas depois que elas morrem tal como Allende ou Dr. Mather Luther King...Aqui está o último discurso de Salvador Allende. No dia 11 de setembro de 1973, após receber a informação do levante dos oficiais o presidente  Allende se dirigiu para o Palácio La Moneda, sede do governo do Chile para  uma tentativa de resistir ao golpe. Este é o último discurso que ele pronunciou de forma improvisada pela rádio Magallanes onde ele rechaça o exílio e combate junto com sua guarda até a morte. Pouco depois ás 11:55 se inicia o bombardeio liderado por Pinochet, o ditador que ficará no poder por mais de 17 anos. Este discurso é, pelo seu conteúdo e contexto, um dos mais emocionantes e bonitos da história. 

Não é fácil lutar por um mundo mais justo, ainda mais quando parte da humanidade está fora dele e a outra parte nem liga ou acha que simplesmente não tem jeito....

Um abraço.
                                             http://www.youtube.com/watch?v=xZeEfXjTNu4

Nenhum comentário:

Postar um comentário