sábado, 27 de abril de 2013

APRESENTANDO...

Estou inaugurando este espaço de exposição de ideias e reflexão postando textos anteriormente publicados na minha página de Facebook. Colocá-los foi um pedido de alunos que relataram a dificuldade em localizar textos na linha do tempo que se move o tempo todo. O primeiro texto é justamente Qual a função do Facebook? que originou a organização deste BLOG, mais adequado para as discussões mais aprofundadas e menos rasteiras do que nas redes sociais. De fato, nem TODOS os debates eram adequados a TODOS e nem TODOS estavam interessados em TUDO. Além disso, tem o problema dos dilemas entre o senso comum e as análises mais acadêmicas. Por vezes, alguns debates mais científicos são vistos como arrogância  intelectual. Para tal, tentarei (não muito certa de que conseguirei....) fazer desse BLOG o espaço mais adequado para esse contato com meus pares, realidade possibilitada por estes novos canais de comunicação em rede. Espero contar com a ajuda, sugestões, trocas e compreensão de todos os que aqui frequentarem. 
Um abraço.

7 comentários:

  1. Olá professora,
    boa noite.

    Eu penso que o face é um instrumento de comunicação de rede em massa, rápida. E também de monitoria. Não esqueço que investigadores rastrearam a conta do suposto terrorista de Boston para reforçar suspeitas contra ele. Eu sempre tenho cuidado e atenção sobre quem eu aceito em minha rede, e sobre o que eu publico lá. Não tenho 500 amigos, mas preciso aprender a lidar com essa nova forma de me comunicar e interagir com as pessoas. Antes tinhamos em nossa agenda, 20 a 50 amigos, em questão de dias pulamos para 100,200,1000 e apesar do numero crescente de amigos, nos sentimos e estamos cada vez mais sozinhos e distantes das pessoas que amamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem toda razão, essas trocas e debates foram fundamentais para eu entender a dinâmica das redes, suas aplicações e implicações. Acho que a experiência foi boa para saber o que expor e como. Estou fazendo um texto sobre a diversidade. Olhar meus amigos no Face é que me fez pensar nisso...

      Excluir
  2. Uma pequena iniciativa que motivará grandes transformações. Uma oportunidade ímpar para embasamento teórico rápido e de fácil acesso para nos livrar da alienação. Preciso muito de longas horas de conversas contigo, pois me recordo de sempre receber de ti muita (in)formação. Beijos e parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ontem durante a aula na UFG, conversamos sobre essas questão da alienação. Como é interessante que na chamada "sociedade da informação" o conhecimento ainda seja um elemento controlado e instrumento de controle. Precisamos usar todos os meios para acabar com essa exclusão do saber. Mas vc já é bastante antenado. Só falta ir pra Alemanha.... Bjs e saudades.

      Excluir
  3. Cenol Marques Junior - Permitam-me falar um pouco disso, o face, embora há inúmeras místicas sobre sua origem, sobre seu criador e tudo mais, hoje, como rede social, tem se prestado como um "fazedor" de opiniões, e como tal, tem servido para elementos ocultos à nossa percepção, quando nós fazemos uso dele. Essa "monitoria" a que se refere Érika de Andrade Pinheiro, é tão séria, tão presente... que é tratada com grande com muita preocupação em muitos fóruns que lidam, pesquisam e trabalham com essa área. Um exemplo disso é "Google", que tem nossa vida toda de internet gravada em seus arquivos e que tem sido alvo de discussão em muitos países e no Congresso Estadunidense. A venda dos perfis para uso militar (segurança) e comércio. O "Face" também está nesta categoria. Para constatação é só prestarmos atenção quando fazemos pesquisa no Google de certo assunto ou produto,e quando voltamos acessar em uma outra vez, lá está no campo superior direito "recomendações ou indicações" atreladas ao nosso perfil de consultas e relacionamentos.
    Uma dessas discussões, é sobre a digitalização de todas obras das Bibliotecas Nacionais em muitos países. Por um lado, válido a título de preservação ... por outro... o controle sobre a informação. Se haverá cobrança para essas consultas, ou, se por dado momento, por desvario ideológico ou religioso "queimarão todos os 'livros'" digitais...
    O Face, é mais uma ferramenta, entre tantas disponíveis na internet, para "unir pessoas", "encontrar pessoas", "fazer novas amizades (amizades virtuais que tem um potencial de tornarem-se reais, "físicas")" e assim por diante. Mas, em certa medida, em determinados momentos e por alguns grupos, seu uso tem sido fomentador de ebulições sociais, na esfera política e religiosa...cujas proporções vigoram em ordem de progressão geométrica... Podemos nós, por vezes sermos manipulados por interesses passam ao largo de nossa consciência.
    O Face é um instrumento "poderoso", está sob acesso em quase todos os países e, em muitos desses, por quase a maioria de sua população.
    É preciso um enorme esforço para fazer contra-pontos nesse caminho de informações... Precisamos estar alertas, e contrapor sempre que necessário em muitos momentos...Pois as idéias, mesmo que superficiais, elas percorrem o planeta em segundos. Um dos maiores pontos de convergências dessas idéias é o Face.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Já li muita coisa sobre controle social a partir da rede e acho um tema ainda a ser explorado pela academia: o controle social na Internet. Evidente que o reconhecimento de nossas filiações políticas, gostos, ideias, visão de mundo, propostas de atuação são amplamente divulgadas e facilmente controladas. Um mecanismo simples para a estrutura de poder. Para o bem ou para o mal, o FACE tem cumprido sim um papel fundamental na disseminação de eventos e ideias que alcançam numa velocidade inimaginável anteriormente, todos os cantos do mundo. Ao mesmo tempo que serve pra muitos apenas para contatos pessoais e diversão. É uma linha tênue e por isso, precisei de outro instrumento mais direto e pessoal. Pela sua exposição, e de outros aqui, acho que vai dar certo e podemos criar um espaço de propagação e reflexão de ideias.

      Excluir
  4. Olá pessoal, que belo diálogo!

    Hoje navegando no google descobri uma funcionalidade "nova".. ao menos para minha pessoa rss.. É que descobri uma forma de saber oque os outros usuários ( internautas ) encontram sobre mim na internet quando realizam uma pesquisa. E para minha surpresa, meu nome esta associado a esse bate papo no blog da professora Lilian. Que bom que " deixei" ou melhor deixaram, o google deixa, meu rastro em um diálogo produtivo. Só agora tive conhecimento que este debate se estendeu. Tardiamente, ou oportunamente para retomarmos, quem sabe... Mas me ocorreu somente agora, que se não sabemos que deixamos estes rastros, e continuamos ( digo, qualquer cidadão ) escrevendo tudo que nos vem a mente, as vezes inocente, além de estarmos expostos sem saber, corremos risco de exclusão, por parte de quem anda pesquisando a nosso respeito. Enfim, é isso. Não sei se fui clara, por isso peço desculpas. Para saber mais consulte sua conta no google ( Eu na Web, Descubra oque as pessoas veem quando procuram você no google ). f@loW##

    ResponderExcluir