sábado, 27 de abril de 2013

QUAL A SEMELHANÇA ENTRE O GALÃ DAVID BECKHAM E O FORMIDÁVEL ATOR GERÁRD DEPARDIEU?


Publicado originalmente no FACEBOOK  d

ia 18 de fevereiro de 2013.

QUAL A SEMELHANÇA ENTRE O GALÃ DAVID BECKHAM E O FORMIDÁVEL ATOR GERÁRD DEPARDIEU? 

Resposta: DECEPÇÃO
       Na semana passada fiquei de certa forma satisfeita com a notícia de que David Beckham iria doar todo o seu novo e milionário salário do Paris Saint-Germain (time francês) para uma instituição de caridade. Sua fala: "Decidimos que meu salário será direcionado a uma instituição de caridade infantil e essa é uma das coisas as quais estou animado e orgulhoso de poder fazer”, estampada no Le Monde me pareceu despretensiosa e até com certo ar de nobreza de espírito para alguém já tão-tão-tão milionário. Eis que na semana seguinte sou forçada a perder a ingenuidade e entender o que estava por trás daquela generosidade capitalista. A notícia que os deputados franceses tinham aprovado um IMPOSTO ESPECIAL DE 75% SOBRE OS ALTOS RENDIMENTOS fez minha breve ideia sobre o jogador - com pinta de príncipe de conto de fadas - caísse por terra. O imposto proposto por François Hollande durante sua campanha presidencial foi aprovado e será aplicado durante dois anos para os rendimentos superiores a um milhão de euros por ano e por contribuinte. Claro que a direita e a alta burguesia gritaram. O ex-ministro Benoist Apparu, de direita, declarou que “todo mundo sabe que isso não vai dar em nada e que só vai provocar a fuga das pessoas que ganham esse montante”.

           Ele tem razão, não bastasse eu descobrir que o jogador bonitão falsamente doa sua fortuna legalmente e depois pode ganhar alguns PRESENTINHOS do atual proprietário do time (um grupo dos Emirados Árabes, a Qatar Investment Authority - QIA, tendo o qatariano bilionário Nasser Al-Khelaifi como presidente do clube) UMA ILHA, UM JATINHO, UMA FERRARI....(sim, fui pesquisar tudo isso por que fiquei indignada)
Mas pior que isso...a facada mesmo veio quando o Monsieur Gerárd Depardieu anunciou sua decisão de solicitar cidadania russa. O motivo: a medida do presidente socialista francês, François Hollande, de taxar em 75% quem ganha mais de um milhão de euros por ano (R$ 2,7 milhões). Alguém devia avisar o Monsieur Depardieu que se ele optasse pela cidadania brasileira seria mais feliz. Aqui a carga tributária para os milionários é muito mais leve e nem existe essa de taxação para grandes fortunas. Eu, como professora universitária devo pagar proporcionalmente mais que o Eike Batista...
       Os gols do jogador-galã não me faz falta e muito menos aquela pessoa arrogante e detestável com quem ele se casou (ele escolheu a dedo a pior das spice gilrs). E a história se pensarmos em quem são os dois não fica tão contraditória assim - eu é que fui ingênua e vi uma atitude generosa onde não existia. Entretanto a atitude de   me deixou pasma...talvez por que novamente eu ingenuamente tenha confundido o ator e seus personagens como o mineiro em Germinal um clássico do Émile Zola sobre igualdade e exploração ou Vatel, a clássica crítica contra as extravagancias da nobreza francesa. QUAL A SEMELHANÇA ENTRE O GALÃ DAVID BECKHAM E O FORMIDÁVEL ATOR GERÁRD DEPARDIEU? A minha visão pueril, mas tudo bem foi uma ingenuidade momentânea – o que me lembra sempre: voltemos ao Marx: “Em luta essas condições sociais, a crítica não é uma paixão cerebral, mas o cérebro da paixão. Não é um escalpelo, é uma arma”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário