sábado, 27 de abril de 2013

COMENTÁRIO SOBRE A DESCOBERTA DOS RESTOS MORTAIS DE RICARDO III NA INGLATERRA


Publicado originalmente no FACEBOOK Dia 11 de fevereiro de 2013.

COMENTÁRIO SOBRE A DESCOBERTA DOS RESTOS MORTAIS DE RICARDO III NA INGLATERRA

O iluminado homem moderno, Shakespeare, costumava retratar a nobreza do seu tempo (Era Moderna - XV -XVIII) como eram dissimulados e violentos (entre outras coisas...). O Ricardo III, apenas dois anos no poder, foi certamente um desses Reis Absolutos e desprezíveis que agora, com a descoberta de seus restos mortais a monarquia na Inglaterra tenta "recuperar sua imagem" como um bom estadista. Impossível. Mas infelizmente sempre tem historiadores sem consciência de classe que cumprem esse papel hediondo. Nas palavras de Shakespeare (em outra peça) algo que se enquadra bem ao REI em questão:

“Posso sorrir, e matar enquanto sorrio,E proclamar-me feliz com o que me aflige o coração,Molhar as minhas faces com lágrimas fingidasE acomodar a minha cara a todas as ocasiões...Posso acrescentar cores ao camaleão,Mudar de forma mais depressa que ProteuE mandar para a escola o sanguinário Maquiavel!”

(Shakespeare - Ricardo II, Ato 3, Cena 5)

OBS: Mas é preciso admitir... vi a reconstrução da face na internet e tirei duas conclusões: 1ª Viva a ciência! e 2ª Ele era mais bonito do que retratado nas pinturas conhecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário