sábado, 27 de abril de 2013

QUAL A FUNÇÃO DO FACEBOOK? E pq deixa-lo?

Este texto gestou a ideia deste BLOG e foi originalmente publicado no Facebook


QUAL A FUNÇÃO DO FACEBOOK? E porque deixa-lo? 


Olhei pra pergunta do FACEBOOK hoje "NO QUE ESTÁ PENSANDO?" e respondi: Hoje estou pensando na imagem mais bonita que vi na minha vida, sem querer parafrasear o horripilante Paulo Coelho, mas sentei e chorei com essa visão do alto da torre Eiffel em Paris, acho pq pensei na Revolução Francesa, na Comuna de Paris, no Sartre,  (vale a pena dar uma olhada no panorama 360º disponível na net). E deu uma vontade de jogar tudo pro alto depois de uma semana pesada de muito, muito trabalho!
Estou questionando muito se esse negócio de redes sociais são realmente benéficas mesmo. Me animei quando passei a usar este instrumento para me comunicar com meus alunos e meus pares sobre assuntos importantes, reflexões e debates, também fiquei feliz com a possibilidade de contato com meus amigos e familiares que os muitos Km e falta de tempo insiste em nos distanciar, fiquei feliz também com os risos que me proporciona com as piadas e charges. As vezes me pego rindo horas depois...
Mas nem tudo é flores porque cada um acha que o Facebook serve pra algo específico: uns apenas pra dizer que fritou um ovo, outros só pra diversão, alguns pra que sirva de vitrine de si mesmo, outros para fomentar debates e ideias, outros para contatos interpessoais, outros apenas para ver os outros, outros para causar polêmicas e ser do contra, outros como instrumento de trabalho, outros acham que é pra tudo isso junto, sem regras, outros apenas para post de imagens e charges, outros para textos curtos, outros para notícias e circulação de opiniões, ou só pra divulgar fotos, ou divulgar shows, ou a vitória do seu time, ou um evento público, uma luta coletiva, ou...ou. E quem está com a razão?
Enfim, é tudo isso ao mesmo tempo e quanto mais eu add pessoas, amigos, alunos, familiares mais vivencio isso tudo. Esta semana tive uma ou duas situações de "desinteligência" como diria alguns amigos, ou deselegância como diriam outros. Contentar a todos que conheço, impossível. A não ser que eu vendesse cachorro quente na praça da Sé? As coisas do mundo sem o cientificismo da acadêmia são bem mais fáceis. Mas as pessoas são de planetas diferentes! Depois de estudar por quase 18 anos a sociedade em que vivo, deixar de falar, atuar e acreditar? Não cumprir meu papel como formadora de opinião e educadora com meus alunos que me solicitam e me procuram como uma interlocutora? Deixar de rir e me aproximar de quem amo? O irônico dessa história é que aqui também cada qual terá sua resposta diferente e até opostas. Que bom. Por que eu também tenho a minha.
Uma amiga esta semana -sem saber de meus conflitos - me deu uma ideia que na hora rejeitei: eu disse que não, eu não tinha competência e capacidade pra manejar os dois. Mas repensei após os incidentes: vou montar um blog e falar com meus alunos e pares por lá, acho que é uma esfera pseudo-privada por que só entra quem quer.
E o Face? Bom, eu sei lá pra que isso aqui serve e se tem alguém certo... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário