quarta-feira, 1 de maio de 2013

O que sabemos sobre a América Latina?



      Em conversa com os meus alunos de América IV, chegamos a triste constatação (mais do que conhecida) de como nós brasileiros desconhecemos a História dos países latino-americanos,  desconhecemos a cultura e realidade de nossos vizinhos, e pior, somos preconceituosos e abusamos dos esteriótipos, assim  como muitos europeus e estadunidenses fazem com a gente. 
    Isso tem origem em uma série de questões mas principalmente em como tratamos a História da América no ensino de História. Para tentar amenizar essa falta de entendimento crônico sobre nosso continente a única forma é correr atrás do tempo perdido. Acaba de sair um livro que certamente contribui para sanar a ignorância nossa de cada dia...
    Para quem só consegue pensar o Paraguai como lugar de compras e sacoleiros, vale a pena ler o livro do meu amigo MARIO MAESTRI. O conheci justamente em Asunción, capital triste e alegre do Paraguai, lugar de muitas contradições e povo mais do que receptivo. Queira você ou não somos todos latino-americanos e a nossa luta é a mesma.

Indicação: A Guerra no Papel: história e historiografia da guerra no Paraguai. Porto Alegre: FCM Editora; Passo Fundo, PPGHUPR, 2013. 334 pp.

https://www.clubedeautores.com.br/cart

2 comentários:

  1. Vou coloca-lo na lista. Esses dias estava pensando sobre isso.
    Ainda estou esperando a dica de um livro sobre a formação da igreja católica.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Aline, vai aumentando a lista, até o fim da vida vamos dando conta do que for possível... Bom, acho que eu tinha esquecido desse seu pedido. Não sei exatamente o que deseja, mas fui buscar na memória longínqua do meu Mestrado sobre a Igreja Católica na Ditadura militar no Brasil...
    De leitura geral prefiro os ibéricos, mas tem o Philip Hugues em História da Igreja Católica e o José Orlandis em Breve história do Cristianismo. Também tem um organizado pelo Bernardino Llorca que eu não cheguei a usar mas pode ser uma opção espanhola: Historia de la Iglesia Catolica.
    Agora sem dúvida os meus favoritos são dois clássicos brasileiros que trabalham a questão da Igreja e do estado, as relações de poder e ideologia. Estes são leitura obrigatória: Roberto Romano, "Brasil: Igreja contra Estado" e o Scott Mainwaring (um brasilianista) "Igreja Católica e Política no Brasil". Clássicos fundamentais na formação de uma concepção sobre a Igreja e sua atuação.

    ResponderExcluir